sábado, 6 de outubro de 2012

TOP 10 Filmes

Ver filmes é um dos meus hobbies favoritos, e por isso esta lista demorou tanto a ser compilada. Mas aqui está, espero que gostem, os meus gostos cinematográficos não são muito diversificados mas espero que gostem...


1. It´s a wonderful life (Do céu caiu uma estrela) 1946 by Frank Capra


O melhor filme que vi até hoje, não avalio pormenores técnicos ou grandes produções. Avalio a história e a moral da história. 

Um filme de natal perfeito: uma história sobre união, sacrifício e amor. Não quero estragar o filme, para quem o quiser ver, mas posso adicionar que é uma lição de vida - que mesmo quando tudo parece estar a ruir á nossa volta não devemos desistir, com esforço e dedicação tudo se consegue. É absolutamente divino.









2. Schindler´s List (A Lista de Schindler) 1993 by Steven Spielberg

 

Existem muitos filmes sobre a segunda guerra mundial, e muitos deles estão na minha lista dos mais vistos. Mas este filme é tocante, no meio dum mundo em caos onde os valores morais e a integridade do ser humano não existem . um homem (não é caso único) teve a coragem de ir contra o regime, e salvar muitas vidas.

É confortante saber que existem pessoas que são capazes de, por compaixão e humanidade, por a sua própria vida em risco para lutar naquilo em que acreditam. E olhem que não era fácil, mas isso é tema para outra conversa. Se ainda não viram aconselho vivamente.












3. Gone With The Wind (E Tudo O Vento Levou) 1939 by Victor Fleming


Um romance épico no centro da revolução humana. 

Um filme absolutamente extraordinário, sobre sobrevivência, perda e renascer das cinzas.  Mais uma lição de vida, mas de uma maneira muito diferente dos típicos romances. E por isso gosto tanto desta produção, estou desejosa de ler o livro, quando o tempo e a vontade o permitirem. 

Pinta um retrato muito cru da revolução, e das suas consequências. A luta pela liberdade, que deveria ser um direito adquirido, não fosse a ganância do ser humano. As guerras seriam um conceito inexistente, se o homem fosse livre. Ninguém ganha, e muito muito se perde.

Há sempre o amanhã, há sempre uma chance de recomeçar.... Nunca desistir é a mensagem.....
 
E amo Clark Gable e Vivien Leigh são uns dos actores que mais admiro no cinema, the golden years.... Fazem um delicioso par romântico, a linha entre o amor e o ódio é muito estreita.






4. Edward Scissorhands (Edward Mãos de Tesoura) 1990 by Tim Burton


A combinação Johnny Depp e Tim Burton é já conhecida como uma explosão de criatividade e bom cinema. Todos os filmes em que colaboram tornam-se sucessos automáticos.
Este é um dos meus filmes favoritos de sempre.

Um romance maravilhoso entre uma adolescente e um homem/máquina que tem tesouras em vez de mãos. E tão delicioso, tão inocente e um clássico para mim.

Este tem que ser visto, não dá para descrever. É divino.Esta é a minha parte favorita.






5. Rear Window (Janela Indiscreta) 1954 by Alfred Hitchcock

Para começar Alfred Hitchcock é um dos meus realizadores favoritos, é o rei do mistério. 

Este é sem dúvida o meu favorito, um fotografo temporariamente lesionado começa a espiar os seus vizinhos e desconfia que um deles cometeu homicídio. O rei do crime cria uma teia de intrigas onde já não se sabe o que é realidade ou imaginação. Tensão e mistério até ao fim. 

Adoro thrillers.... Aconselho Psycho, The Birds, Dial M for Murder, To Catch a Thief e todos os filmes dele... É absolutamente fantástico.

É de apontar a maravilhosa participação da diva Grace Kelly, a musa de Hitchcock e uma das minhas actrizes favoritas, linda, delicada e sempre perfeita, em qualquer ocasião. Já não se encontram mulheres com tanta classe como está rainha.







6.  Le Fabuleux Destin d´Amélie Poulain (O fabuloso destino de Amélie Poulain) 2001 by Jean-Pierre Jeunet



Um delicioso romance à "moda francesa". Para fugir um pouco do formato americano, é um filme muito rico, história, imagem e realização. É perfeito.

Uma menina que vive num mundo desenhado por ela. Uma simples mulher que deseja que o mundo a sua volta seja como o mundo em que ela vive na sua cabeça. Acho que tenho um fraquinho por este filme por me encontrar tanto na personagem.

Amélie decide mudar o mundo à sua maneira, com pequenos gestos carinhosos, vai criando a sua volta algo melhor. E encontra o amor, de uma maneira muito especial.

É um filme fantástico.....








7. Breakfast at Tiffany´s (Bonequinha de Luxo) 1961 by Blake Edwards


 
Audrey Hepburn é uma das estrelas que eu mais amo, mais uma vez o encanto, o olhar inocente, a classe e a simplicidade acima de tudo.

Este filme é lindo, eu sei que é um adjectivo estranho mas é assim que o vejo. Uma mulher que não sabe bem quem é, assume uma personalidade para sobreviver na alta sociedade. Mas por dentro sente-se completamente perdida - revejo-me neste filme cada vez que o vejo. 

Pode parecer um pouco triste, mas nem todos nós somos suficientemente confiantes para assumir quem somos, sermos verdadeiros connosco e com as pessoas que nos amam. E é essa a lição que ela aprende. No fim só falta a coragem para viver e ser feliz.... Esta cena explica tudo....



 



8. The Shawshank Redemption (Um Sonho de Liberdade) 1994 by Frank Darabont



 Um filme extraordinário, baseado num conto de Stephen King, um dos meus autores favoritos, o rei do terror. E por isso este filme é uma surpresa fantástica. É um autor tão versátil e criativo, é um ídolo para mim. Tem uma história de vida impressionante, aconselho a lerem.

Não há maneira de descrever este filme, têm mesmo que ver para perceberem a intensidade da história. A força de viver pode ultrapassar todos os obstáculos, e levar á liberdade. Podem interpretá-lo como quiserem. :)

É indispensável ver este filme, acreditem!








9. Niagara (Torrent de Paixão) 1953 by Henry Hathaway


Tenho uma paixão por esta mulher, Marylin Monroe uma mulher amada e idolatrada até aos dias de hoje. Uma mulher que teve uma vida difícil, mas que brilhava como nenhuma assim que as câmaras se viravam para ela. Era uma estrela e continua a ser. Não propriamente pelo talento como actriz, mas pelo carisma, a sensualidade e ao mesmo tempo o ar de ingenuidade eram uma mistura irresistível. Uma vida incrível, e de muito sofrimento também.

Escolhi este filme, mas na realidade vi todos os filmes dela e adoro-os todos e recomendo; para quem gosta de comédias românticas. 

Niagara é um romance mas é também um filme de mistério, crime e traição. Penso que este foi um dos papéis mais fortes dela, no aspecto da frieza da personagem. E o cenário é belíssimo, as cataratas do Niagara.....






10.  The Blind Side (O Sonho Possível) 2009 by John Lee Hancock

Este filme é tão emocionante, baseado numa história verdadeira. Duma mulher que foi contra todas as regras sociais para uma mulher do seu estatuto, e ajuda um rapaz a concretizar um sonho, o sonho de ser alguém.

É maravilhoso como podem existir pessoas assim, no meio de biliões de seres humanos, ainda existem aqueles que conseguem olhar para o seu semelhante e dar-lhe a mão. Não dar-lhes o peixe mas ensiná-los a pescar. Isso sim é uma história de altruísmo e compaixão que vale a pena conhecer.









2 comentários:

  1. mas que bem!:) uma lista cheia de bons clássicos, vou ter de dizer qual prefiro, apesar de um pouco dividida lol, mas I have to say...Schindler's list..it's powerful.
    Vá, toca a pensar no top 10 músicas/álbuns!:P (estou a brincar,é do sono)
    continua girl, força!

    beijinhos e ..aquele abraço;)

    ResponderEliminar
  2. É muito powerfull, arrepia-me toda e choro que nem uma louca no fim... E tão bom saber que no meio de tanta maldade existiam pessoas assim, a fazer o que é correcto... Tanto se passou e tanto se especula como se deixou chegar até aquele ponto, que estas "estrelinhas" são a única esperança num mundo em decadência. Um mundo que não está assim tão diferente infelizmente...
    Isso é que vai ser uma desgraça lol, eu escolher músicas :P, são tantas ai.... vou levar um tempinho a processar isso... :P

    Obrigada por passares sempre por aqui :)

    Beijinhos grandes :P

    ResponderEliminar

Obrigado :) todas as criticas são bem- vindas....