quarta-feira, 27 de junho de 2012

Festa De Santo António


No dia 16 e 17 de Junho decorreram as celebrações em honra de Santo António, em Serafão. Uma tradição da nossa terra que atrai todos os anos uma pequena multidão, sejam eles habitantes da aldeia, das aldeias vizinhas e até conterrâneos que vivem no estrangeiro.

As celebrações começaram no dia 10 de Junho, pelas 14:30h, com o cortejo e o levantamento da bandeira, com a respectiva concentração no Agro. Durante a semana ocorreram as tradicionais eucaristias e sermões na Capela de Santo António, pela 20:00h, sempre em honra do santo e dos Irmãos falecidos da Confraria de Santo António.

No sábado de manhã, e seguindo com a tradição, ocorreu o peditório por toda a freguesia, liderado pelos membros da comissão de festas. Pelas 21h00 iniciou-se a procissão, com um percurso iniciado na Capela de São Gonçalo com destino à Capela de Santo António, o dia foi encerrado com a pregação.

A noitada continuou nas mãos da comissão, com a presença de um conjunto musical e das já costumárias barracas com os doces tradicionais e outros produtos já habituais. A noite terminou já passadas as 12 badaladas, com uma sessão de fogo-de-artifício bastante colorido.




Domingo dia 17, pelas 10h, celebrou-se a Missa Cantada em Honra de Santo António, presidida pelo sacerdote da freguesia. E ao fim da tarde, pelas 16:00, começou a pregação e a procissão solene que percorreu as já habituais ruas e lugares – incorporada por vários membros de várias organizações da localidade e com os maravilhosamente decorados andores em honra de Santo António, São Julião, Nossa Senhora, entre outros.

Um agradecimento à comissão e a todas pessoas que tornaram estas festividades possíveis. E que as vossas preces sejam atendidas. 


um obrigado especial á Janete que forneceu as suas fotografias :)

4 comentários:

  1. Lindo teixto.. nao tenjs k agradser...bjx linda

    ResponderEliminar
  2. Parabens pelo excelente trabalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário :) é uma alegria para mim poder contribuir :)

      Eliminar

Obrigado :) todas as criticas são bem- vindas....