segunda-feira, 28 de maio de 2012

Solidariedade e Gratidão


No dia 20 de Maio de 2012 as novas instalações da Cruz Vermelha – Delegação de Serafão foram inauguradas, trazendo á luz do dia a debutante equipa de direcção do núcleo, muitas caras curiosas, algumas personalidades do concelho e o distintíssimo senhor Francisco Alvim, a representar a Delegação de Braga.

As digníssimas celebrações foram iniciadas às 17h00, ao som das quais, o corpo de voluntariado nos saudou com uma parada na entrada das instalações - embelezada pelo fantástico arranjamento urbanístico, tão enaltecido, e que com certeza dentro de uns tempos conseguiremos admirar. De seguida iniciaram-se os discursos, onde muitos elogios foram tecidos às câmaras, á paróquia e aos benfeitores (anónimos) - que contribuíram para que a obra se realizasse. Pelo meio desses calorosos agradecimentos referiram-se as mãos que estiveram por detrás do projecto e que o levaram avante.


Muito se falou na crise, na falta de fundos, da necessidade de doações. Um apelo á generosidade e solidariedade deste povo que tem feito tantos esforços. Curiosamente um apelo feito inúmeras vezes por outros membros da delegação – para dar aos nossos socorristas um “espaço físico” confortável, como que uma recompensa pelo seu trabalho altruísta. Só posso desejar que a bênção que o Senhor Padre Carlos deu ao local possa abranger também o apelo dos novos dirigentes, e tocar o coração do povo que se juntou para esta celebração magnífica. 

Também se mencionou repetidamente a necessidade e a utilidade destas novas instalações, finalmente uma “sede digna e fundamental”; indagou-se até a hipótese de ser “uma das mais belas do concelho” quiçá a nível nacional – resumidamente um monumento que deve ser um ORGULHO para o povo desta freguesia e das outras que esta organização SERVE. Um agradecimento especial dirigido aos VOLUNTÁRIOS ou não, que se dedicam e dão o seu tempo sem pedir nada em troca, numa sede de contribuir e ajudar o próximo - na medida do possível, claro.

E quando tudo estava satisfeito com as palavras e os actos executados com todas as cerimónias, como de resto a ocasião requeria, seguiu-se uma visita às instalações e terminou-se com um pequeno lanche para todos os presentes. Parabéns a nova direcção e boa sorte. 

Gostava de salientar o discurso eloquente e inspirador do Dr. Alvim, um senhor no sentido literal da palavra, um homem com uma ligação longa á Cruz Vermelha e um carinho especial pela Delegação de Serafão. Falou com emoção enquanto recordava o nascimento deste núcleo, em 1992, e como ele acompanhou de perto o crescimento e desenvolvimento do mesmo; e esteve sempre atento e solidário com as dificuldades que já há muito se faziam sentir. E sublinhou, delicadamente, a necessidade de GRATIDÃO para com aqueles que trabalharam arduamente para que tudo isto se tornasse possível, uma palavra que ligou perfeitamente com a necessidade de SOLIDARIEDADE para com o próximo. Um acordar para alguns, tenho em mim essa esperança, porque nunca é tarde para agradecer as dádivas e ajudar o nosso semelhante. E deixou um último conselho para os que cá ficarão, o de continuar na “senda dos seus antecedentes” por um ambiente agradável e de entreajuda dentro da organização, e o de continuar o trabalho mantendo sempre a humildade e a dedicação que devemos ter para com o próximo.


Um caminho a seguir, um caminho talhado nesta instituição por um homem que foi homenageado nestas celebrações. Um grande homem que com força hercúlea ergueu este edifício, que neste dia todos admiraram e aplaudiram fervorosamente – este homem que todos conheceram - MANUEL VAZ AFONSECA. Lembrado mais uma vez com saudade pelos que o conheceram e reconheceram pelas qualidades verdadeiramente altruístas, solidárias e honestas; que deu corpo, alma e coração para que os seus conterrâneos pudessem usufruir duma assistência médica com qualidade e acima de tudo com prontidão. E tantas coisas mais poderia eu dizer, tantas coisas que não são ditas mas estão cravadas nos corações e que sempre sentirão saudade de quem partiu.

E porque uma imagem vale mais que mil palavras deixo-vos com esta que contém as palavras suficientes para designar o que foi a “Inauguração da Cruz Vermelha – Delegação de Serafão”.









A foto é minha por isso a sua cópia ou uso é ilegal. Por favor não roubem o meu trabalho.

2 comentários:

Obrigado :) todas as criticas são bem- vindas....