domingo, 17 de junho de 2012

Quem sou eu?


“I never change, I simply become more myself.” Joyce Carol Oates
*“Eu nunca mudo, apenas me torno mais eu mesma”

É uma questão que me persegue desde que eu me conheço, e com certeza é o caso de muitas pessoas. Quem sou eu? Será que estou a ser fiel á minha essência ou estou apenas a tentar moldar-me á imagem da sociedade? O que está certo ou errado? Que caminho devo seguir? Quero ser original, eu mesma, ou quero tornar-me numa mancha indistinta na multidão?

Mas depois há uma altura na vida em que somos obrigados a decidir qual é o caminho que queremos seguir, ou acabamos por perder-nos na sombra da multidão que nos rodeia.  

Devo dizer-vos que não é fácil sermos nós próprios, principalmente quando aquilo que somos foge ao “normal”. As pessoas olham-nos de lado, atacam-nos anonimamente - por trás de perfis de Facebook, Messenger ou E-mail (qualquer coisa onde se possam esconder) – onde descarregam as suas frustrações em pessoas que não conhecem e ás vezes nas que conhecem - tentando deitar-nos abaixo, fazer-nos sentir estranhos, anormais, “errados”. E depois acabamos por ceder a estas pressões para sermos normais, e enfiamo-nos no nosso cantinho suprimindo tudo o que somos bem dentro de nós, esperando que ninguém repare que somos seres diferentes. Porque somos jovens, porque queremos pertencer a um grupo e não queremos estar á margem da “sociedade” que conhecemos.

E isto pode afectar-nos em todos os sentidos, e acabamos presos num círculo vicioso de fazermos exactamente tudo o que não queremos e não gostamos! Este é um momento de reflexão, para mim e para vocês. O que é que vocês querem ser? Quem é que vocês querem ser?

(…)
 
Só posso falar por mim, não é fácil tentar seguir o teu próprio caminho, principalmente se é diferente da escolha daqueles que consideras amigos. Mas há coisas que devemos lembrar-nos: quem é verdadeiramente nosso amigo vai entender e apoiar-nos, quem não o é, não necessitas dessas pessoas na tua vida! Rodear-nos de pessoas positivas é o primeiro passo.

Manter-nos fiel a nós próprios, sermos justos, humildes, mas sermos capazes de defender com toda a força as coisas em que acreditamos e nunca deixar que ninguém nos convença que estamos errados. Temos a liberdade de acreditar naquilo que queremos, e dizer aquilo que pensamos e fazer aquilo que quisermos – desde que nunca ultrapassemos a liberdade de ninguém – SOMOS LIVRES!


Tu és a chave! Sê a mudança que queres ver no mundo!
 
Tu é que decides o que queres ser, quem queres ser… O caminho para a felicidade é sempre o mais difícil, o que tem mais obstáculos, o que demora mais tempo, o que parece mais escuro e solitário. Mas quando fazes as escolhas que realmente ambicionas, acabas por encontrar o caminho certo para a serenidade e a paz interior. Mesmo que estejas sozinho, vale a pena! Não o posso garantir - eu própria estou a seguir o meu caminho “obscuro” - mas tenho esperança que melhores dias virão.

Não te deixes guiar pela raiva, pelo ciúme ou inveja ou nenhum desses sentimentos sem valor; aprende a ser humilde e a instruir-te com quem sabe e assim melhorares-te a ti mesmo, temos a vida toda para aprender! Isso é fabuloso, a oportunidade que é dada a cada um de nós!

Não julgues, não apontes o dedo, não atires pedras (todos temos telhados de vidro) – isso só traz negatividade para a tua vida.

Vive as experiências com intensidade, foca-te nas coisas que te fazem feliz porque isso é que vale a pena, e apaga esse ruido de fundo que te diz “sê normal”. Sê quem tu queres ser! Escolhe o teu caminho, mesmo que parece impossível, nada é impossível! E deixa espaço livre para as pessoas boas, as oportunidades boas e as experiências boas entrarem na tua vida, livra-te do que está a mais, do que te faz recuar, do que te impede de ver a realidade.

Mas acima de tudo ajuda o próximo, não desistas em quem nunca desiste de ti, aprende a dar valor às pessoas que te amam de verdade. E um dia vais atingir os teus objectivos, ou talvez os teus objectivos mudem no caminho – mas o que importa no fim, é ser FELIZ. Não desistas! 

E se um dia sentires-te fraquejar lembra-te pelo que estás a lutar, a vida passa demasiado depressa e quando deres por ela já está quase no fim, não percas a oportunidade de fazer o que gostas, o resto é supérfluo o que prevalece é o que fizeste de bom. 



E eu estou aqui para quem precisar de um ouvinte ou de um amigo. Sejam felizes.


As imagens são de outros sites, se estiver a infringir direitos de autor avisem que eu retiro, obrigada


 

15 comentários:

  1. Muuuito interessante este "tópico"...o conceito de felicidade assombra-me, ou melhor, a sua existência como algo permanente deixa-me triste, pois sei que fui enganada por muitas páginas que li, muita familia e amigos que ouvi - "um dia encontrarás a felicidade", e foi como Deus, disseram-me que um dia o ia encontrar, e até agora nada, nunca me deu sinalzinho de existncia, e se deu, entao ele que vá gozar com outro, porque se isto é o melhor que ele consegue fazer.."doesn't impress me" lol...voltando ao k importa, gostei muito da chamada de atenção para a humildade, é realmente algo que às vezes colocamos de lado...não é NADA fácil sermos nós próprios, Joana, tens toda a razão (by the way, I'm Helga but for some reason apareço como Divania, nao percebo nada de tecnologias),e nao kerendo divagar, só keria deixar uma kestão no ar:e se a tal felicidade à qual temos direito passa precisamente por deixar alguém k nunca desistiu de nós? e k, tal como disseste, irá compreender se nos quiser bem/amar/etc?...é mega complicado, ou então sou eu a complicada:) acho k é as 2 coisas...anyway, sê quem tu és, sê feliz sempre que puderes, é o meu desejo para ti, e para todos os que pensam;) bjinhos (sempre k puder virei cá, p refletir, obrigada once again^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Helga :D I am happy it´s you :D e que gostas... é uma questão muito dificil mesmo :S não há receita para ser feliz, eu própria não posso dizer que sou plenamente feliz... Há sempre obstáculos na vida que nos deixam sem fé em nós (nada a ver com religiões ou nada disso :P)... Ás vezes a solução mesmo é virar as costas e seguir o nosso caminho, mesmo que signifique perder alguém que gosta muito de nós (eu estava a referir-me á familia e mesmo assim por vezes nos enganamo-nos em relação as pessoas :S)... Mas penso que mesmo que tenha um dia terrível, em que toda a gente me dá cabo da cabeça lol, deito a minha cabeça na almofada e sei que não fiz nada de mal... Se me enganar eu remendo, mas quero ter a certeza que me deito com a consciência limpa, e que não deixo de ser quem sou :)... Não acredito na felicidade eterna, acredito em momentos de pura felicidade e momentos mais dificeis que terei que ultrapassar como puder.. Acima de tudo fazer coisas que me trazem felicidade e paz interior :) um dia de cada vez.... Obrigada eu por te dares ao trabalho de ler as minhas divagações :) volta sempre eu gosto muito de saber o que pensas :)

      Eliminar
    2. Olá prima do meu coracao!!!
      É algo impressionante a maneira como te expressas e ao mesmo tempo "freaks me out" porque me identifico contigo em alguns aspectos (será que agora escreve-se "aspetos"...essa cena do novo acordo ortográfico deixou-me confusa e SOU CONTRA esse acordo, anyway...)

      Costumo acompanhar o teu blog e já agora queria dizer que sinto muito a perda do teu avo, o teu herói. Tive o prazer de o conhecer, uma pessoa muito inteligente, culto e muito altruista. Nao sei como estas a superar essa perda mas penso que esteja a ser dificil devido a vossa proximidade e afinidade. Gostava de estar aí contigo agora só pra te dar um abraco, minha linda!


      Quanto a este texto, devo dizer que me deixou um pouco, digamos...intrigada.
      Quem sou eu? Também já fiz essa pergunta varias vezes. "Quem sou, de onde vim e para onde vou?"
      Ao longo da nossa vida e com o passar dos anos essa pergunta vai ter diferentes respostas. A minha resposta agora é algo totalmente diferente da resposta que eu daria ha 15 anos atrás.
      As nossas experiencias de vida moldam a nossa visao e a resposta a essa pergunta.

      A minha visao ja é diferente da visao da Helga. Eu acredito em Deus. Creio que Ele criou o universo, a terra, o sol, a lua, as estrelas, tudo o que me rodeia. Até o meu corpo que é algo extremamente complicado (para a minha compreensao), cheio de orgaos, sistemas...só UM SER inteligente poderia criar algo assim. Quando olho a minha volta vejo sempre algo magnifico que Deus criou! Eu sei que Ele existe, posso nao ve-Lo, mas consigo senti-Lo. É como o vento!

      No entanto, essa nao seria a minha resposta ha 12 anos atrás...Acreditava na "teoria da evolucao" e tinha-a como verdadeira e genuina.

      As nossas experiencias moldam os nossos pensamentos e ideais.
      Sim, alguns podem pensar ou até dizer que sou uma fanática religiosa! Mas eu consegui encontrar Deus e tenho uma relacao intima com Ele. Foi preciso eu deixar o meu país de origem para encontra-Lo, mas encontrei-O!

      Respeito quem nao concorda comigo e quem me ache lunática mas a verdade é que ao ler a biblia consigo encontrar respostas para muitas das minhas perguntas.
      Sim, os meus ideais vao "ferir" os mais cépticos/ateus/agnósticos....

      (estou aqui a rir só de pensar o que alguns já estarao a dizer ao ler o meu texto "uia, tinha que aparecer uma trenga lá da terrinha, vai a missa e é beata, pronto! Tinha que estragar aqui o blog da Joana...eheheh)

      Sorry darling!!!
      Nao pude deixar de dar a minha contribuicao!

      Love you and always thinking of you
      Elisabete Costa Santos


      "Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim"
      Filipenses 3:13



      O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.
      Provérbios 1:7

      Eliminar
    3. Olá Beta :) que bom ouvir de ti :) e tenho muito gosto que leias o meu blog, muito mesmo, lembro.me bem quem era a talentosa da família :P, o teu comentário é muito importante para mim :D.

      Um dia hei-de escrever sobre isso, sobre perda, mas lembro-me sempre dum texto de Miguel Esteves Cardoso "Como se esquece alguém que se ama" ou algo assim, e que dizia que a dor não desaparece sozinha tem que ser vivida com toda a intensidade, é justo deixar que isso aconteça. E recordar intensamente até ao dia que as memórias não se tornam em algo doloroso mas algo "quente no nosso coração" - isto são as minhas interpretações o texto está cem mil vezes melhor!!! O meu avô nunca desaparece daqui <3 mesmo que eu não o veja eu sinto-o perto de mim como sempre esteve… E um dia vou fazê-lo muito orgulhoso :)
      Quanto aos erros devido ao novo acordo ortográfico não ligues lol, eu também não entendo nada daquilo e escrevo como sempre escrevi...
      E encontrar o nosso verdadeiro eu? Ui isso é que é uma história complicada e cada um tem a sua resposta, ou continua á procura da sua resposta. Ninguém te vai julgar por acreditares em Deus! Eu não aceito isso…
      Por causa das crenças religiosas milhares de pessoas morreram e ainda morrem hoje em dia, e não é justo, eu acredito na liberdade de escolha.
      Pessoalmente já tentei procurar a minha resposta em deus e não encontrei retorno, mas respeito quem encontra conforto nas suas palavras – aliás é tudo muito mais fácil quando temos algo em que acreditar, para obter respostas nas horas mais difíceis.
      Eu infelizmente ainda não encontrei a minha resposta mas pus religião de lado, causou e causa muito sofrimento e separação no mundo e eu não consigo lidar com isso. Mas respeito cada um e não admito que ninguém descrimine outro crente á minha beira – não importa o que eles acreditam – desde que não magoem ninguém – isto já me dava para outro texto :P
      Eu por mim tento procurar a ajuda e as respostas que preciso dentro de mim, sigo, embora não fanaticamente a filosofia budista – ai encontro respostas de como melhorar o meu interior, e desse modo consigo manter-me mais estável e segura. Esse e o meu caminho, embora tortuoso na busca das respostas para o porquê das coisas, também me traz muita serenidade e amor para lidar com as pessoas os sentimentos e as situações mais infelizes. O que o mundo precisa e amor e compreensão. ;)
      És mais que bem-vinda a comentar :) aqui ninguém julga ninguém, respeito é um bem adquirido e não é aceitável nada menos que isso. Os meus leitores são pessoas bem formadas I am sure, porque o resto não tem tempo para estas coisas :P

      I love you too and miss you <3
      Come back anytime
      Kisses :)

      Eliminar
    4. infelizmente Deus não me deu respostas a mim nem á helga, mas fico feliz que encontres aí conforto - isso é que é essencial, isso e amor <3

      Eliminar
    5. Elisabete Costa Santos20 de junho de 2012 às 15:56

      Obrigada Joana pelas tuas palavras!
      Sempre que puder virei aqui pra ler os teus textos inspiradores! Eu gosto de vir até aqui pois sinto-me mais perto de ti e fico a saber um pouco mais de ti.
      Eu tenho a certeza que o teu avo sempre teve MUITO orgulho em ti!
      Continua assim!
      Beijinhos da prima

      Eliminar
    6. Obrigada eu :) tenho muito gosto que leias sim :) e que dês a tua opinião e tudo o que quiseres :)...
      Obrigada por tudo. Ainda dói falar nisso...

      Tudo de bom para ti, continua a passar por aqui :P

      Beijinhos Beta

      Eliminar
  2. I'm back, sorry, só p dizer que irei reler este texto porque há muito para refletir, mesmo...parabéns, Joana (por isso nao te admires se voltar ao post para partilhar os meus pensamentos:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. estás a vontade :) enquanto refletes eu reflito também :) e ajudas-me também a melhorar as minhas "teorias", sempre a aprender :)

      Eliminar
  3. ...gosto,em todos nos a refleção(mais ou menos),a vida é uma refleçao,pensamento é refleçao,o saber é refleçao,continua,abraço de alguém que gosta d refletir...
    henriquesalain.

    ResponderEliminar
  4. que continue a refletir por estes cantos, eu também gosto muito de refletir, e pensar, e repensar :)
    abraços e obrigado por participar, gosto de ouvir opiniões :)

    ResponderEliminar
  5. Parabéns Joana, gostei do texto. Gostei especialmente da parte em que falas do ruido que nos diz “sê normal”. Estes anos em que estudei terapia ocupacional sempre me foi colocada a questão “o que é ser normal?” .
    Bem nas primeiras reflexões sobre este tema, verifiquei que ser normal é aparentar um conjunto de competências físicas e cognitivas semelhantes a um dado grupo social. Quem é normal os gordos ou os magros, os extrovertidos ou os introvertidos? Bem, queremos seguir as pisadas de A ou B, porque achamos que são “normais”, mas nunca vamos ser iguais a A ou a B, e não existe um padrão de normalidade!!! Temos que dar Valor a todos os nossos aspetos físicos e cognitivos, porque é aí que está a nossa normalidade… e olhar para o lado e respeitar a normalidade das outras pessoas.
    Para sermos normais temos que ser únicos!!! E isso já o somos ;p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei o ponto de vista cientifico aqui :P dá um toque mais profissional e racional á questão. Normais, anormais as pessoas gostam de pôr rótulos em tudo até nelas mesmas, e sempre nos outros claro... Acho que concluiste na perfeição sermos normais é sermos únicos :) e está tudo dito

      Obrigada :)
      Beijinhos

      Eliminar
  6. gostei do teu texto, muito bem estruturado, complexo mas simples ao mesmo tempo :) beijinho * Monstros no Armário

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada :P fica a vontade pa cuscar os outros :D beijinho

      Eliminar

Obrigado :) todas as criticas são bem- vindas....